Provérbios 4:23-27
VERSÍCULO CHAVE
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida",
Pv 4.23
INTRODUÇÃO
A adolescência é marcada não apenas pelas transformações físicas por que passa o indivíduo, chamada de puberdade, mas também por outras psicológicas e sociais.
É uma fase em que é preciso se adaptar ao novo, pois as transformações ocorrem todas ao mesmo tempo e em um curto período.
É preciso aprender a lidar com nossas emoções, para não sofrermos consequências desastrosas no futuro.
Sabendo disso, Deus, através de Sua Palavra nos dá sabias orientações para que tenhamos saúde emocional e psicológica.
1 EXPLOSÃO DE EMOÇÕES
O Senhor jesus nos chamou para uma vida abundante, de liberdade e paz interior. Apesar disso, ele não prometeu essa vida plena com ausência de dificuldades, ou que alem de dar-nos uma nova natureza, eliminaria a antiga pecaminosa com suas emoções e sentimentos. Continuávamos sendo pessoas comuns e não anjos do céu.
As emoções são inerentes ao ser humano, entretanto, cada tipo de sentimento deve ser analisado e tratado de maneira apropriada na adolescência para que se torne, no futuro, um problema. Analisaremos alguns sentimentos mais comuns nessa fase:
Paixão- É um sentimento súbito e intenso que leva a pessoa a entregar-se de corpo e alma ao indivíduo que a desencadeou. Apesar de intenso, trata-se de um sentimento superficial, já que tem sua origem nos órgãos dos sentidos: a visão, o tato, o olfato...
Seu contraponto é o amor, 1Co 13. A Bíblia nos ensina a fugir das paixões juvenis, 2 Tm 2.22, porque não exite adolescência forte ao ponto de resistir a uma paixão. Existe sim o prudente, que vê o perigo e foge dele, Pv 22.3.
Baixa autoestima- É a visão deturpada, pobre e desvalorizada de si mesmo. Através da baixa autoestima a pessoa atribui a si mesma, vários defeitos ou destaca-os, achando-se uma pessoa pouco inteligente, feia, gorda, magra, desinteressante, chata, fracassada, etc. Porem devemos lembrar que somos tremendamente amados e queridos por Deus, Jo 3.16.
O outro extremo seria a soberba, em que a pessoa se acha o máximo, o "bam, bam, bam". Tudo dela é melhor: é a mais bonita, a mais inteligente, a mais esperta, etc. A Bíblia aconselha o cristão buscar o equilíbrio, Fp2.3.
Ousadia - Os adolescentes costumam ter uma ousadia natural. É bom ter coragem, na verdade, a vida deve ser encarada assim. Porém queremos tratar aqui da ousadia irrefletida, irresponsável e danosa, que não calcula os riscos de determinadas atitudes e arca, no final, com prejuízos.
É claro que não podemos viver sob o medo, que é o oposto, mais testar os limites a qualquer custo não é o melhor caminho. O conselho bíblico é que desenvolvamos o domínio próprio., Pv 16.32
II NÃO HAJA POR IMPULSOS
A adolescência é marcada pela instabilidade das emoções, com isso, sofre você e todos que estão ao seu redor. Por isso, é preciso se esforçar para amenizar os efeitos dessa fase.
Essas emoções podem ser comparadas a uma montanha-russa: ora estão pulando de alegria e todo feliz da vida, ora ficam profundamente tristes e cabisbaixos com uma situação qualquer. E o mais interessante é que o intervalo entre uma emoção e outra completamente oposta é muito pequeno.
A Bíblia diz que o coração é o órgão responsável pelos sentimentos, é o centro da vida humana, Pv 4.23. Então a sua atenção deve ser voltada para ele. Porque se for bom, seus caminhos também serão, todavia a Palavra nos alerta:
"Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância, a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro", Mc 7.21-23.
Portanto, vigie o seu coração, porque os seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações dependerão sempre dele. Antes de tomar qualquer decisão, saiba que o coração não é cofiável, pois, por muitas vezes ele nos engana,
Jr 17.9 . Além das emoções, que comandam muitas coisas em nossas vidas, Deus lhe deu também a razão que deve ser usada nos momentos importantes da vida.
Como ja foi dito, você está passando por uma fase da vida em que as emoções estão em ebulição, trazendo muito desconforto e até mesmo conflitos, mas, se suas emoções prevalecerem sempre, você pode ter um final trágico.
Você tem a capacidade de controlá-las se fizer uso da razão e pedir forças a Deus para agir de maneira correta. Todos os seus desejos, sejam bons ou ruins, estão dentro do seu coração, então voce deve ter o domínio sobre eles e realizar apenas aqueles que venham glorificar o nome do Senhor, pois foi pra isso que você foi criado,
Is 43.7.
As atitudes precisam ser bem pensadas, não haja por impulsos, porque assim como a pedra que uma vez atirada não volta atras, tal qual são as nossas ações e palavras. Aquele que tem o Espírito Santo como guia é impelido a desenvolver o domínio próprio,
Gl 5.22 e controlar suas emoções, mas quando não for possível e fugir de sua alçada, entregue a Deus, pois Ele tem o controle de tudo em suas mãos
CONCLUSÃO
Deus nos criou e sabe perfeitamente o quanto temos dificuldades em lidar com as nossas emoções. O fato é que Ele não as tirará de nós, mas se colocará a disposição para ajudar-nos a controlá-las. Conte com ele em odos os momentos da sua vida e não se deixe levar pelos caminhos enganosos do coração.
Fonte Revista de Escola Bíblica Dominical Os Desafios da Adolescência 1º Trimestre de 2016- Ano 15 nº 52