GESTÃO FORMAS DE ADMINISTRAR DEMOCRATICAMENTE



A palavra gestão é um substantivo feminino que indica ato ou efeito de gerar que por sua vez  esta ligada ao termo politico administrativo. Etimologicamente originaria do latin  “gestio” “gerere” Levar, realizar.   Logo, gestão democrática é um sistema de governo em que as pessoas participam da vida sócio politica através de eleições, plebiscitos ou referendas exercendo assim, a liberdade de expressão e manifestação.
Gestor é todo aquele que gesta , buscando junto ao ambiente de trabalho seja ele sala de aula, escola, empresa, família, o conhecimento necessário para isso quando as ações e mudanças fizerem necessárias.
O papel do gestor é portar se como um ícone das mudanças promovendo ações e decisivas de forma coletiva ainda que sozinho. 
Faz parte das formas de decisão de um gestor agir como um colegiado, pensar coletivamente, portar-se como parte individual de um conjunto além de promover de forma democrática as mudanças necessárias como uma ação do colegiado.
O gestor deve ser um profundo conhecedor tanto das propostas como também o ambiente de sua educação.
No que tange à convivência o gestor deve  relacionar-se com todos os departamentos sendo base e referencial entre as partes que compõem o conjunto estando intimamente ligado com o corpo colaborativo e demais auxiliares administrativos.
O gestor é a parte individual do conjunto e deve valorizar o conjunto, fazer acontecer através do conhecimento adquirido em sua vivencia de maneira democrática promovendo as mudanças e incentivando a equipe.


Share:

VOCE É ALVO DO AMOR DE DEUS



Diante das situações difíceis da vida e do sofrimento humano, muitos podem perguntar onde está Deus? Se Ele existe porque isso tudo está acontecendo? Quando na verdade, todos deveriam perguntar onde estou eu? Quão distante me encontro do amor de Deus?  
A Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Portanto, para que você  esteja bem perto de Deus, se faz necessário conhecer o Filho Dele nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o único caminho que pode nos conduzir ao Pai de amor. “Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6).
O amor de Deus é tão grande que para arrancar o homem do sofrimento do pecado providenciou o sacrifício maior. “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.” (João3:17)
A solução para o homem está em aproximar-se de Deus, abrigar-se em seus braços acolhedores e receber o verdadeiro amor. Isto só é possível quando o homem aceita a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador. “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo.” (I Timóteo 2:5)
A bíblia afirma que em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos.” (Atos 4:12).
O Objetivo do sacrifício de Cristo é que todos se aproximem de Deus, arrependam-se dos seus pecados e assim possam viver o que disse o Apóstolo Paulo: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2”. Ouça  a mensagem do evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. A mensagem que tem poder de mudar a sua vida.

Share:

LEITURAS EM EDUCAÇÃO NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980


Entre os últimos anos da ditadura militar e alguns anos do regime militar houve um grande crescimento da literatura em nosso país. Esse crescimento se deu não pelo nascimento de um sistema de pós graduação mestrado e doutorado que alimentou a produção acadêmica  de teses e dissertações que vieram a se tornar livros.
No campo educacional chegamos ao meio da década de 1990 com cerca de quarenta programas de pós graduação em educação funcionando no país.

Entre o final da década de 1950 e meados dos anos de 1980 cresceu o numero de textos e publicações na área da educação pós inspiração no pensador suíço Jean Piaget(1996-1980). Escritos de Piaget foram traduzidos para o Português e também surgiram traduções dos comentaristas estrangeiros que buscaram aplicar as teorias da psicologia e da epistemologia genética deste pensador a campos específicos da educação. O livro Didática Psicológica de Hans Aebli começou a ser estudado no Brasil em meados da década de 1950 e Piaget e a didática (1974) de Amélia Domingues de Castro foram significativos dessa época, sendo requisitado em concursos para o ingresso na carreira de magistério estadual servindo de base durante anos e anos na área da pedagogia.
Um dos melhores livros no período sobre o pensamento pedagógico de Piaget foi Psicologia e Pedagogia de 1970. Piaget analisou as tendências tradicionais que permaneciam vigente nas escolas soviéticas e escolanovista. Entendia que estavam mais de acordo com sua distribuição do desenvolvimento psíquico da criança e do adolescente em fase, o que casava com a busca das escolanovistas em compreender melhor os interesses próprios da criança para elaborarem os chamados métodos ativos em pedagogia.

Lauro Oliveira foi um dos primeiros a contribuir de forma decisiva para o escolanovismo piagetiano, um dos livros mais importantes de Lauro Oliveira foi a escola secundária moderna que ganhou sua primeira edição em 1962 e chegou a sua decima edição em 1976. A ideia central deste livro foi traduzir para o plano dos procedimentos didáticos as conclusões pedagógicas da teoria de Jean Piaget.

A teoria psicológica de Piaget que colocou nas mãos do professorado uma determinada interpretação do desenvolvimento da criança em fases cronológicas. Os escritos de Oliveira Lima embora centrados na vertente pedagógica do escolanovismo piagetiano desdobraram para o campo das técnicas didáticas gerando um amalgama que ás vezes beneficiava e ás vezes confundia o professor. Assim é que a dinâmica de grupo era uma técnica com características gerais não tao diferentes das outras técnicas que serviam de base para uma formulação pedagógica diferente,



Share: