LEITURAS EM EDUCAÇÃO NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980


Entre os últimos anos da ditadura militar e alguns anos do regime militar houve um grande crescimento da literatura em nosso país. Esse crescimento se deu não pelo nascimento de um sistema de pós graduação mestrado e doutorado que alimentou a produção acadêmica  de teses e dissertações que vieram a se tornar livros.
No campo educacional chegamos ao meio da década de 1990 com cerca de quarenta programas de pós graduação em educação funcionando no país.

Entre o final da década de 1950 e meados dos anos de 1980 cresceu o numero de textos e publicações na área da educação pós inspiração no pensador suíço Jean Piaget(1996-1980). Escritos de Piaget foram traduzidos para o Português e também surgiram traduções dos comentaristas estrangeiros que buscaram aplicar as teorias da psicologia e da epistemologia genética deste pensador a campos específicos da educação. O livro Didática Psicológica de Hans Aebli começou a ser estudado no Brasil em meados da década de 1950 e Piaget e a didática (1974) de Amélia Domingues de Castro foram significativos dessa época, sendo requisitado em concursos para o ingresso na carreira de magistério estadual servindo de base durante anos e anos na área da pedagogia.
Um dos melhores livros no período sobre o pensamento pedagógico de Piaget foi Psicologia e Pedagogia de 1970. Piaget analisou as tendências tradicionais que permaneciam vigente nas escolas soviéticas e escolanovista. Entendia que estavam mais de acordo com sua distribuição do desenvolvimento psíquico da criança e do adolescente em fase, o que casava com a busca das escolanovistas em compreender melhor os interesses próprios da criança para elaborarem os chamados métodos ativos em pedagogia.

Lauro Oliveira foi um dos primeiros a contribuir de forma decisiva para o escolanovismo piagetiano, um dos livros mais importantes de Lauro Oliveira foi a escola secundária moderna que ganhou sua primeira edição em 1962 e chegou a sua decima edição em 1976. A ideia central deste livro foi traduzir para o plano dos procedimentos didáticos as conclusões pedagógicas da teoria de Jean Piaget.

A teoria psicológica de Piaget que colocou nas mãos do professorado uma determinada interpretação do desenvolvimento da criança em fases cronológicas. Os escritos de Oliveira Lima embora centrados na vertente pedagógica do escolanovismo piagetiano desdobraram para o campo das técnicas didáticas gerando um amalgama que ás vezes beneficiava e ás vezes confundia o professor. Assim é que a dinâmica de grupo era uma técnica com características gerais não tao diferentes das outras técnicas que serviam de base para uma formulação pedagógica diferente,



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