Entre os últimos
anos da ditadura militar e alguns anos do regime militar houve um grande
crescimento da literatura em nosso país. Esse crescimento se deu não pelo
nascimento de um sistema de pós graduação mestrado e doutorado que alimentou a
produção acadêmica de teses e dissertações que vieram a se tornar
livros.
No campo educacional chegamos ao meio da
década de 1990 com cerca de quarenta programas de pós graduação em educação
funcionando no país.
Entre o final da
década de 1950 e meados dos anos de 1980 cresceu o numero de textos e
publicações na área da educação pós inspiração no pensador suíço Jean
Piaget(1996-1980). Escritos de Piaget foram traduzidos para o Português e
também surgiram traduções dos comentaristas estrangeiros que buscaram aplicar
as teorias da psicologia e da epistemologia genética deste pensador a campos
específicos da educação. O livro Didática Psicológica de Hans Aebli começou a
ser estudado no Brasil em meados da década de 1950 e Piaget e a didática (1974)
de Amélia Domingues de Castro foram significativos dessa época, sendo
requisitado em concursos para o ingresso na carreira de magistério estadual
servindo de base durante anos e anos na área da pedagogia.
Um dos melhores livros no período sobre o
pensamento pedagógico de Piaget foi Psicologia e Pedagogia de 1970. Piaget
analisou as tendências tradicionais que permaneciam vigente nas escolas
soviéticas e escolanovista. Entendia que estavam mais de acordo com sua
distribuição do desenvolvimento psíquico da criança e do adolescente em fase, o
que casava com a busca das escolanovistas em compreender melhor os interesses
próprios da criança para elaborarem os chamados métodos ativos em pedagogia.
Lauro Oliveira foi um dos primeiros a
contribuir de forma decisiva para o escolanovismo piagetiano, um dos livros
mais importantes de Lauro Oliveira foi a escola secundária moderna que ganhou
sua primeira edição em 1962 e chegou a sua decima edição em 1976. A ideia
central deste livro foi traduzir para o plano dos procedimentos didáticos as
conclusões pedagógicas da teoria de Jean Piaget.
A teoria psicológica de Piaget que
colocou nas mãos do professorado uma determinada interpretação do
desenvolvimento da criança em fases cronológicas. Os escritos de Oliveira Lima
embora centrados na vertente pedagógica do escolanovismo piagetiano desdobraram
para o campo das técnicas didáticas gerando um amalgama que ás vezes
beneficiava e ás vezes confundia o professor. Assim é que a dinâmica de grupo
era uma técnica com características gerais não tao diferentes das outras
técnicas que serviam de base para uma formulação pedagógica diferente,
Nenhum comentário:
Postar um comentário