DEUS ESTÁ CONTIGO TODOS OS DIAS

 


E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.' Mateus 28:20 e Isaías 55:6

Em todos os momentos quando Jesus enviou Seus discípulos, deu-lhes esta promessa: 'E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século' (Mateus 28:20). Literalmente, as palavras todos os dias significam 'sempre', conforme os estudiosos da língua grega Jamieson, Fausset e Brown. 

Jesus não disse simplesmente 'sempre', mas 'todos os dias'. Tal afirmação inclui nossas diversas atividades, as circunstâncias boas e más que nos cercam, as várias responsabilidades que temos no transcurso dos nossos dias, as nuvens tempestuosas e o brilho do sol. 

Nosso Senhor está conosco, não importa o que cada dia traz. Pode ser um dia de alegria ou tristeza, de doença ou saúde, de sucesso ou fracasso. Não importa o que nos acontecerá neste dia, nosso Senhor estará caminhando ao nosso lado, dando-nos forças, amando-nos, enchendo-nos de fé, esperança e amor. 

Ao nos envolver com silenciosa tranquilidade e segurança, nossos inimigos se afastam, e nossos temores, aflições e dúvidas começam a diminuir. Nós podemos suportar qualquer situação e circunstância porque sabemos que o Senhor está perto, 'Portanto Eu estou com contigo 

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BNCC ENSINO RELIGIOSO PRIMEIRO A QUINTO ANO


Primeiro Ano Ensino Fundamental
UNIDADES TEMÁTICAS E OBJETIVOS DO CONHECIMENTO    
Identidades e alteridades: O eu, o outro e o nós, Imanência e transcendência, 
Manifestações religiosas: Sentimentos, lembranças, memórias e saberes                 
Habilidades
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.
(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um. (EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

Segundo Ano Ensino Fundamental
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
Identidades e alteridades: O eu, a família e o ambiente de convivência, Memórias e  símbolos, Símbolos religiosos.
Manifestações religiosas: Alimentos sagrados.
Habilidades
(EF02ER01) Reconhecer os diferentes espaços de convivência. 
(EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência. 
(EF02ER03) Identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, álbuns...). 
(EF02ER04) Identificar os símbolos presentes nos variados espaços de convivência. 
(EF02ER05) Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas. 
(EF02ER06) Exemplificar alimentos considerados sagrados por diferentes culturas, tradições e expressões religiosas. 
(EF02ER07) Identificar significados atribuídos a alimentos em diferentes manifestações e tradições religiosas.
Terceiro Ano Ensino Fundamental
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
Identidades e alteridades: Espaços e territórios religiosos,
Manifestações religiosas: Práticas celebrativas, Indumentárias religiosas
Habilidades
(EF03ER01) Identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios religiosos de diferentes tradições e movimentos religiosos. 
(EF03ER02) Caracterizar os espaços e territórios religiosos como locais de realização das práticas celebrativas. 
(EF03ER03) Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas. 
(EF03ER04) Caracterizar as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades. 
(EF03ER05) Reconhecer as indumentárias (roupas, acessórios, símbolos, pinturas corporais) utilizadas em diferentes manifestações e tradições religiosas. 
(EF03ER06) Caracterizar as indumentárias como elementos integrantes das identidades religiosas.

Quarto Ano Ensino Fundamental
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
Manifestações religiosas: Ritos religiosos, Representações religiosas na arte
Crenças religiosas e filosofias de vida : Ideia(s) de divindade(s)
Habilidades
(EF04ER01) Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário. (EF04ER02) Identificar ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas. (EF04ER03) Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, casamento e morte). 
(EF04ER04) Identificar as diversas formas de expressão da espiritualidade (orações, cultos, gestos, cantos, dança, meditação) nas diferentes tradições religiosas. 
(EF04ER05) Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas. 
(EF04ER06) Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário. 
(EF04ER07) Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.

Quinto Ano Ensino Fundamental
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
Crenças religiosas e filosofias de vida: Narrativas religiosas, Mitos nas tradições religiosas, Ancestralidade e tradição oral
Habilidades
(EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória. 
(EF05ER02) Identificar mitos de criação em diferentes culturas e tradições religiosas. 
(EF05ER03) Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte). 
(EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos. 
(EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras. 
(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral. (EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver
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ATIVIDADE EDUCAÇÃO RELIGIOSA TODO MUNDO É IGUAL


   Existem algumas pessoas que acham que uns são melhores que os outros por causa da cor  

de pele. Aí maltratam quem é diferente delas, ofendem e às vezes, até dizem que os outros  

não têm os mesmos direitos.  

    Mas é fácil perceber que uma pessoa assim não pensa direito.  

   Vamos fazer um teste: pense em um amiguinho seu e depois tente lembrar  quem  é  mais  

alto:  você ou  ele?  Você é o mais alto? E só por isso você pensa que tem mais direitos que ele?  

Você  é  o  menor?  Mas quem disse que os menores podem mais?  

   É isso mesmo: não faz diferença! Os altos e os baixos têm os  

mesmos direitos!    E do mesmo jeito, uma pessoa de outra cor de pele também  

não  é  nem  melhor  nem  pior.  Todo  mundo  é  igual  e  tem  os  

mesmos direitos.  

Compreendendo o texto 

1- Marque o x nas atitudes que contribuem para uma melhor convivência na escola.  

 

(  ) respeitar o direito das pessoas independente da cor da pele   

(    )  devo  manifestar  o  respeito  somente  a  pessoas  mais velhas considerando somente  

a idade.   

 

2-  Além do respeito existem outras formas de demonstrar o amor pelo próximo. Marque o  

x nessa opção.   

 

( ) falar mal de alguém é uma forma de amar.  

( ) ajudar uma pessoa sem esperar nada em troca.

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ATIVIDADE EDUCAÇÃO RELIGIOSA APRENDENDO VALORES PERSEVERANÇA


 A perseverança é a chave para uma vida firme.  

Ter perseverança significa seguir em frente mesmo enfrentando muitas dificuldades.  Perseverar é não desistir!

Seguir nem  sempre  é  fácil,  mas  se  perseveramos receberemos  a  recompensa  de  Deus.   

Há muita tentação para desfalecer, mas com a ajuda de Deus você pode resistir.   

Perseverar é continuar fazendo o bem, independentemente das circunstâncias, por amor a Deus 

e ao seu próximo.   "Afaste-se  do  mal  e  faça  o  bem; busque a paz com perseverança. 1 Pedro 3:11  

 Compreendendo o texto 

 

1-  O que é perseverar? 

 

      (  ) Não desistir 

      (  ) Para no meio do caminho  

 

2-  Complete com as palavras abaixo 

 Vida – chave – firme  

 

A perseverança é a __________________ para uma ________ e feliz 

 

3 – Separe as silabas das palavras baixo: 

 

Perseverar_______________________________ 

Continuar _______________________________ 

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PALCO DA VIDA


Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado alguma vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. 
E você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você! 
Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos
desencontros. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. 
Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é  um obstáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário. Pedras no caminho? Guarde todas, um dia construirá um castelo. 

Fonte Whatsapp


 

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REFLEXÃO DO DIA - DEUS ESTÁ NO CONTROLE


Texto Base
"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar " Matheus 24:35
Nessa passagem bíblica Jesus estava falando sobre o seu retorno triunfal.
Ele deixa para esse tempo uma orientação a nós para que observemos esses sinais em toda a esfera terrestre que alcançaria as nações, tais como: guerras e seus rumores, o esfriamento do amor na humanidade e finaliza mencionando a temporariedade da vida terrena afirmando que os céus e terra passarão. Há aqui dois fatos que quero destacar:
1º Já estamos vivenciando as evidências dessa passagem em nossos dias.
Observado as escrituras notamos a fidelidade no cumprimento profético das palavras descritas no livro sagrado nos dias atuais.
2º Isso nos dá a certeza de que Ele está às portas e anseia o encontro conosco nos ares.
Como escolhidos devemos estar atentos aos seus sinais sem esmorecer, mas mantendo firmes na fé e na esperança da promessa de Deus para nós.
Em João 14:1 e 14:27 Jesus nos traz um aconselhamento dizendo: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Que mantenhamos o foco na maior promessa de Deus para nós, isto é, a promessa da salvação a todos que nele crê. Vale ressaltar aqui é a certeza de que aquele que caminha com Deus não está livre das aflições do mundo mais pode viver e desfrutar da paz que o Senhor nos concede.
O versículo 27 do capitulo 14 de João nos diz que o Senhor nos concede a sua paz e a paz que vem de Deus tem o poder de superar todo entendimento humano, portanto, não se turbe o vosso coração, nem se atemorize com a situação atual, porque Ele, O Senhor forte e poderoso está no controle de todas as coisas

Texto Emanuel Vicente


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REFLEXÃO DO DIA - PÓ DE ARROZ


 

A filha chegou pro pai e disse, pai não aguento a minha sogra, quero matar ela.

Mas tenho medo que descubram, o senhor pode me ajudar?

O pai respondeu,
posso sim meu amor, mas tem um porém, você vai ter que fazer as pazes com ela, tratar ela bem todos os dias para que ninguém desconfie que foi você quando ela morrer...

Tá vendo esse pozinho? Todos os dias você vai colocar um pouco na comida dela, assim ela morre aos poucos.

Passado 30 dias ela voltou e disse ao pai, eu não quero mais que ela morra eu estou gostando dela pai, como eu faço pra cortar o efeito do veneno? 

O pai respondeu, não se preocupe meu anjo o que eu te dei foi pó de arroz, ela não vai morrer, o veneno estava em você...     

Quando alimentamos rancores, morremos aos poucos. Que possamos fazer as pazes conosco e com quem nos ofendeu (se isso for possível). 

Nossa percepção sobre as pessoas, às vezes se dá por uma única situação. Que o amor, aquele ensinado por Deus nos alcance todos os dias, pois não sabemos se teremos tempo de nos purificar com este antídoto chamado perdão.

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