EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM QUESTÃO E A EXPANSÃO DO TERCEIRO SETOR




Atualmente é grande a gama de ambientes onde se requer a atuação de pedagogos, destacando-se as associações não governamentais, a expansão do terceiro setor tem atingido grande escala da população, oferecendo serviços que atendem uma demanda dos usuários da massa social de forma geral.
Acredita-se que o surgimento das ONGS favorecem as comunidades carentes que com a ajuda da sociedade busca parceria com empresas privadas preocupadas com o bem estar social, fortalecendo a associação e consolidando as suas fronteiras rumo a um caminho sem volta.
Como todos nós sabemos a educação está presente em diversos setores cooperando para o avanço desse tipo de atividade, abrindo oportunidades para que educadores possam desenvolver projetos e propostas de intervenção com objetivo de abrir portas para novas percepções que consequentemente conduzirá a uma educação de qualidade.
Os métodos didáticos pedagógicos devem ser planejados para atender a proposta de ensino. Vale destacar que a prática docente precisa estar de acordo com a realidade da comunidade local, considerando as múltiplas formas de trabalho e aprendizagem. O ensino oferecido deve abranger todas as áreas colaborando efetivamente para o funcionamento das associações. 
O professor precisa trabalhar a socialização e lutar por uma educação humanizadora, através de metodologias expositivas que sejam legitimadas pela prática da transmissão de conteúdos de maneira a facilitar a compreensão do educando.
Paulo Freire afirma que “o homem não participará ativamente da história da sociedade e da transformação da realidade se não tomar consciência de sua capacidade de transformar”. Cabe ao professor desenvolver atividades que considerem a bagagem conquistada na vivencia de seus alunos proporcionando condições que viabilize o processo educacional dos inseridos no processo de aprendizagem.



Share:

Nenhum comentário: